A nossa zona tem microclima, tal como Sintra. Em Lisboa é capaz de estar um calor abrasador e aqui parece que estamos em Londres, com o tempo encoberto e fresco. E não estamos assim TÃO longe!... Por isso, não estranhem encontrarem no blogue receitas de comfort food em pleno Verão... É que aqui apetece!
Por outro lado, vocês já sabem que nós somos dados a comemorações. Este bolo é para comemorarmos a nossa entrada no Instagram e é mais uma forma de nos conhecerem um pouco melhor e aos nossos gostos. O blogue é o blogue, o Facebook do blogue é Facebook do blogue e o Instagram... Bom, já perceberam. A ideia é serem plataformas diferentes, mas complementares, todas Da Nossa Cozinha. E porquê o Instagram e não o Pinterest? Porque são diferentes: para nós, o primeiro para momentos (reais) do dia-a-dia que valem a pena serem registados e o segundo para momentos perfeitos.
Para encontrarem o nosso Instagram procurem-nos por @danossacozinha, que mostra esses nossos momentos guardados em fotos várias, ligadas à gastronomia e não só. Esperamos que gostem e que nos acompanhem. Quem (ainda) não tem Instagram pode espreitar no Facebook. E estamos a preparar mais novidades! Stay tuned!
|
@danossacozinha |
E agora o bolo!
Bolo húmido de côco
Adaptação daqui, que tem o método tradicional.
Ingredientes:
Para o bolo:
4 ovos
250 g de farinha (usei com fermento)
150 g de açúcar
125 g de manteiga (à temperatura ambiente)
50 g de côco ralado
1 colher de chá de fermento
6 colheres de sopa de leite
Para a calda:
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de leite
3 colheres de sopa de côco ralado
1 chávena = 115 ml
Preparação:
Bolo:
Untar uma forma sem buraco com margarina e polvilhá-la com farinha e reservar.
Ligar o forno a 180º C, para pré-aquecer.
Por engano, coloquei todos os ingredientes no copo da Bimby... Mas decidi fazer na mesma a receita e correu bem! Programar 30 Seg / Vel 6.
Verter para a forma, com a ajuda da espátula, e colocar no forno até estar cozido. No nosso forno esteve 1 hora. Retirar e deixar arrefecer 10 minutos antes de colocar a calda.
Calda:
Colocar num fervedor ou tacho pequeno todos os ingredientes e levar ao lume até levantar fervura. A receita original dizia para ir mexendo sempre, mas não o fiz. Mexi de vez em quando e quando começou a fazer o barulhinho de querer ferver, aí sim, fiquei sempre a mexer.
Fiz a calda enquanto o bolo estava no forno e quando verti para o bolo estava já morna. Antes de verter picar o bolo com um palito. Não é calda a mais e não tenham medo de usá-la toda, que o bolo não se afoga. :)
Quem trata das bebidas, que nós já estamos a servir o bolo?!
A Cozinheira