Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

24 julho 2017

Countdown: "Cozinha com Twist" de Filipa Gomes! Hoje às 21h00 no 24Kitchen

Parece que foi na semana passada (só que não! Foi no início do mês) que estive na apresentação do Cozinha com Twist, o novo programa de Filipa Gomes, no 24Kitchen. Não sou spoiler, mas digo-vos que vai valer bem a pena ver hoje a Filipa Gomes num novo formato e cenário diferente, com muitas novidades. É às 21h00!




Neste programa vamos aprender a confecionar pratos portugueses e internacionais simples, sempre com um twist, mesmo ao estilo da Filipa Gomes. A estreia é hoje, mas vai colar-nos ao ecrã de segunda a sexta-feira sempre à mesma hora. E não há desculpas, que  agora até os subscritores do pacote básico da MEO podem ver. Só boas novidades!


O que é que eu posso dizer-vos em jeito de curiosidade? Duas coisas: 1) São três receitas por programa. 2) Cada programa tem um tema, que a criatividade da Filipa é muita. Isso mantém-se. Quanto ao resto, tudo tem um... twist!




Beijinhos e boas receitas!
Ana



Da Nossa Cozinha

21 julho 2017

Festival do Caldo de Peixe # Todos para os Açores, já!

Ando com os Açores debaixo de olho. Andamos a sorrir mutuamente, num jogo que eu sei como vai acabar... No meio deste namoro deparo-me com uma iniciativa, que é de louvar, em Rabo de Peixe. Não sei se sabem, mas Rabo de Peixe é uma vila pertencente ao concelho de Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, e está entre os sítios mais pobres da Europa. A primeira vez que ouvi falar nesta localidade foi precisamente por este motivo, há muitos anos, por ter sido alvo de um estudo sociológico.


E recentemente descobri que se realiza lá o Festival do Caldo de Peixe pelo quinto ano. A mais recente edição decorre entre 21 e 23 de julho no Porto de Pescas da vila e aqui é possível experimentar várias versões de caldos de peixe – uma especialidade regional que traduz, em sabor, a alma de uma comunidade que vive da atividade piscatória – e ainda participar em várias iniciativas paralelas.



Todos os motivos são bons para ir, mas o principal é que o lucro das vendas dos caldos de peixe reverte inteiramente para o apoio do serviço educativo das crianças de Rabo de Peixe. Quem puder e estiver pelos Açores faça-me um favor e vá beber um Caldo de Peixe (quem for amiguinho até bebe um por mim!), que o objetivo é ultrapassar os 5 mil caldos (estou a ir um pouco mais além da própria organização).


(Não consigo ler o nome do músico Lou Bega e não começar a cantar o seu Mambo No. 5!)

E que saiam muitos, muitos, muitos Caldos de Peixe em Rabo de Peixe!
Ana


Da Nossa Cozinha


17 julho 2017

A Gazelar é que a gente se entende!

Qual é a palavra [mágica] com cinco letras que automaticamente nos coloca um sorriso no rosto? Verão. E quando é associada a outra de seis letras - férias - torna esse sorriso ainda mais rasgado. Há [ainda] mais almoçaradas, petiscadas e afins e, convenhamos, qualquer motivo é bom - só porque sim já é suficiente - para celebrar os dias maiores e quentes, a praia, o mar, o amor, a vida. Muitas vezes são combinações de última hora e é bom podermos descomplicar e ter uma bebida fresca e leve a acompanhar.




A marca de vinho verde Gazela, com distribuição da Sogrape, mudou recentemente de imagem e de posicionamento, alargando a gama com duas novas referências: Gazela Mare e Gazela Aire. As próprias garrafas, com ícones, ajudam-nos na escolha. 


Gazela Mare 
Para as refeições de marisco ou peixe.

Notas de Prova:
Cor límpida e brilhante com tonalidade citrina e nuances esverdeadas. Aroma intenso com forte presença de frutos tropicais maduros tais como o maracujá e o ananás. Na boca é bastante equilibrado com uma presença vibrante e aromática, onde voltamos a encontrar as notas de fruta tropical. Acidez muito bem integrada que garante um final equilibrado e muito consistente.

PVPR: 4,49 €


Gazela Aire
Para acompanhar as refeições de carnes brancas ou saladas.

Notas de Prova:
Vinho de cor rosada "framboesa", com ligeiro desprendimento de gás que realça os aromas de frutos vermelhos (morangos) e de frutos tropicais (banana). À boca apresenta um ataque vivo e fresco de sabor intenso e equilibrado, sensação de leveza e frescura com um final muito elegante.

PVPR: 4,49 €

Conheci estes dois novos vinhos no evento de apresentação nos Santos Populares e é de aplaudir a reinvenção da marca, bem como a aproximação aos consumidores.

Um brinde bem fresquinho ao verão, à praia, ao mar, ao amor...?





Um beijinho,
Ana


Da Nossa Cozinha

10 julho 2017

Começamos a semana... com Noodles Milaneza Wok

Cá em casa usa-se muito o Wok, sobretudo ao domingo quando nos dedicamos a preparar algumas refeições para durante a semana. Encurta-se o tempo de preparação, o que é ótimo, e o resultado é sempre saboroso. Eu gosto bastante das misturas de vegetais chinesas (congeladas) e das saladas chinesas (à venda em frascos) e qualquer uma é uma boa base de partida para inventar uma refeição rápida e saudável, já que normalmente, aqui em casa, com o Wok usamos apenas um pouco de azeite.

Recentemente fui surpreendida pelos novos Noodles Milaneza Wok. Esta é a mais recente novidade, que promete ir do pacote para o Wok. E posso dizer-vos que se seguirem as indicações vão espantar-se (primeiro) e deliciar-se (a seguir), porque... é mesmo assim: do-pacote-para-o-wok-e-depois-para-o-prato.





O segredo é simples: aquecer azeite no Wok, juntar os ingredientes frescos preferidos e deixar cozinhar. Depois é adicionar os noodles diretamente do pacote para o Wok, acrescentar água a ferver à proporção de 180 ml de água (um copo de água pequeno) por bloco de noodles, deixar repousar e cozinhar durante 6 minutos, mexendo frequentemente. Verificar temperos, retirar do lume e já está pronto a servir!

Deixo-vos a receita que preparei para estes Noodles, para se inspirarem porque vale bem a pena. Estamos no verão e tudo o que queremos são refeições práticas, não é verdade?



Noodles no Wok 

Ingredientes:

- Pimentos doces-mini vermelhos e amarelos
- Cogumelos frescos
- 1 frasco de salada chinesa
- 2 blocos de Noodles Milaneza Wok
- 360 ml de água a ferver
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
  

Preparação:

Comecei por aquecer um pouco de azeite no Wok e juntei os pimentos limpos e cortados às tiras e deixei cozinhar bem, até começarem a ficar macios.



Então juntei os cogumelos e dei-lhes uns minutos.



Como o Wok cozinha rápido, temos de estar a acompanhar, bem atentos e ir mexendo de vez em quando. De seguida junta-se a salada chinesa, sem o líquido, lavada e previamente escorrida.



Retificar o azeite, juntando um pouco mais se e quando necessário. É a altura de os Noodles entrarem no Wok e a água a ferver: deixar repousar e cozinhar durante 6 minutos, mexendo com frequência, para ajudá-los a cozinhar e a integrarem-se na base que preparamos. Verificar temperos, retirar do lume e " Todos para a mesaaaa!".




Um beijinho e boa semana,
Ana


Da Nossa Cozinha

07 julho 2017

We love you #NOSalive !!!

55 mil pessoas estiveram ontem no primeiro dia do NOS Alive e posso assegurar-vos que foi muito bom. Os dois próximos dias deste festival prometem! Se têm bilhetes, aproveitem-nos bem.




Fica aqui um sneak peek do Instagram, também com dicas de onde podem comer bem e (bem rápido!).













Um beijinho e bom festival!
Ana


Da Nossa Cozinha