21 dezembro 2018

Biscoitos de Natal milaneses # DIY

São simples de aparência, mas com tudo o que é simples, é do melhor que há! Apresento-vos os biscoitos de Natal milaneses. São irresistíveis!... O segredo está na cobertura que levam imediatamente antes de irem para o forno - praticamente invisível aos olhos quando saem de lá. 

A receita retirei-a de uma revista Nespresso, já bastante antiga (outono-inverno 2012-2013), a n.º 19 dedicada a Zurique. Vou dar-vos a receita original e depois a minha, adaptada e com a ajuda de um processador, neste caso, a Bimby.


Biscoitos de Natal milaneses

Ingredientes para os biscoitos:

125 g de manteiga derretida
1 ovo
120 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno 
250 g de farinha

Ingredientes para a cobertura:
50 g de açúcar de pasteleiro
1 colher de sopa de kirsch (ou outro licor)
1 pitada de canela


Preparação:

Bata a manteiga com o ovo, o açúcar, o sal e a raspa do limão até obter uma mistura lisa. De seguida, adicione a farinha e vá misturando até que a massa forme uma bola, adicionando um pouco mais de farinha se a massa colar.

Deixe a massa repousar 30 minutos no frigorífico. 

Depois estenda-a com 5 a 7 mm de espessura.

Ligue o forno a 200º C.

Corte os biscoitos com cortadores de vários formatos. Vá colocando os biscoitos no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e pincele-os com a mistura de açúcar de pasteleiro, kirsch e canela.

Coloque-os no forno e deixe cozer durante 10 minutos.

Polvilhe com açúcar pasteleiro para servir.





A minha versão dos Biscoitos de Natal milaneses

Ingredientes para os biscoitos:

130 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
130 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno 
250 g de farinha de trigo com fermento

Ingredientes para a cobertura:
2 colheres de sopa de açúcar 
6 a 8 colheres de sopa de Cointreau (licor de laranja)
1 pitada de canela


Preparação:

Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes para a massa: a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, a raspa do limão e a farinha. Programar 30 seg / Vel 6. Se a massa colar, juntar um pouco mais de farinha e programar 20 a 30 seg Vel. Espiga.

Deixar a massa repousar 30 minutos no frigorífico. 

Depois, sem amassar, retirar pequenas quantidades de massa e fazer bolinhas (pequenas mesmo, metade do tamanho de uma noz grande, porque a massa vai duplicar). Vá colocando-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas.

Quando estiver completo (com umas 30 bolinhas), com a ajuda de um garfo, achate-as. Se o garfo começar a pegar, porque esta massa é muito amanteigada, vá trocando de garfo.

Ligue o forno a 190º C.

Agora, pincele os biscoitos com a mistura de açúcar, Cointreau e canela.

Coloque-os no forno e deixe cozer durante 15 a 18 minutos.

Retirar do forno e colocar o papel vegetal com os biscoitos em cima de uma rede ou conjunto de bases até ficarem frios.



Fazem ou não uma oferta simpática de Natal? Para estes DIY utilizei sacos que tinha comprado já noutro ano no Aldi, fita que tinha em casa (mas encontram em retrosarias ou no "chinês") e as labels encontrei no Pinterest. Colei-as ao laço com um pouco de Loctite super cola 3 (gel control).

Acho que para o Natal vou fazer uma fornada, até para ter uma alternativa aos doces tradicionais, para acompanhar na altura do café, com um Master Origin. Hoje estive a encomendar café e inclui este kit, Explorations 2018.



Eu bem que me tentei controlar, mas não resisti. Confesso que estou curiosa pelos cafés, mas o que me fez avançar mesmo com a compra foram os copos Reveal. No último evento da Nespresso bebi um café num e gostei bastante. Digamos que a experiência está ao nível de beber um bom vinho do Porto num dos copos para o efeito do Siza Vieira - eleva a degustação, acreditem. Agora é rezar para que o kit chegue antes do Natal!

Como é que estão os preparativos do Natal por aí? Tudo encaminhado ou nem por isso?

Ana

Da Nossa Cozinha

17 dezembro 2018

Da nossa cozinha até... Coimbra! #Restaurantes a não perder

Está-se muito bem em Coimbra e come-se ainda melhor. Claro que foi muito bom termos uma lista diversificada cinco estrelas dada por quem vive lá. Por isso, a Joana Roque naquele fim de semana deve ter andado com as orelhas bem quentes, como se costuma dizer, porque falamos muito (bem) dela. Estamos-lhe muito gratos!




No dia em que chegamos jantamos no La Vara. Como não aceitam reservas fomos cedo, não quisemos arriscar por causa dos meninos. Esta é uma hamburgueria mais formal do que o habitual, mas isso não é um fator negativo, o espaço é muito agradável e o atendimento rápido e eficiente. Pouco depois de nós chegou outra família também com crianças. Pais estrategas modo on!


Classic +


Portobello & Queijo da Ilha

Nós, adultos, degustamos um Portobello & Queijo da Ilha (hambúrguer de vaca, alface, cebola, cogumelo Portobello, chutney de cebola, queijo da Ilha e maionese de alho) e um Classic + (hambúrguer de vaca, alface, cebola, pickles, tomate, queijo cheddar, bacon, ovo, maionese e ketchup). Para o nosso mais velho, com 7 anos na altura, escolhemos o menu infantil - gostou tanto do hambúrguer, que repetiu! E atenção que o nosso rapaz come o hambúrguer simples no pão e as batatas!

Menu Infantil - variante natura


La Vara - Handmade burgers & Portuguese wines
Avenida João das Regras, 52 | 3040-256 Coimbra | Tel.: 239 151 690
É perto do Portugal dos Pequenitos.


Decidimos comer a sobremesa fora e ficamos ali bem perto, na chocogelataria Novalis. Os gelados são deliciosos!


No dia seguinte fomos a restaurantes nos quais efetuamos reserva. E foi o melhor que fizemos! Nos dois vimos pessoas a quererem mesa e a não terem... Passamos a manhã no Portugal dos Pequenitos e nunca pensei que o nosso menino se divertisse tanto! Foi mesmo aproveitar ao máximo e conseguimos tirar boas fotos, que a confusão começou a aumentar na altura em que viemos embora. 


E saímos e fomos a pé para o Cordel Maneirista. Este foi o meu restaurante preferido: eu adoro petiscos! As imagens que se seguem falam por si... 





Tábua mista

 

Queijo de cabra frito

Cogumelos gratinados

Batata frita com casca
Menu Pequenitos




Pudim das Clarissas

Pastel de Santa Clara do Convento de Coimbra

Cordel Maneirista
Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, 2 | 3040-125 Coimbra | Tel.: 239 164 261 
É perto do Portugal dos Pequenitos.


Fechamos com chave de ouro o nosso tour gastronómico por Coimbra. O restaurante de autor, o mais pequeno e intimista ficou para o fim. Fixem este nome: No Tacho.










O atendimento neste restaurante foi qualquer coisa de excecional. E quando assim é deixemo-nos conduzir. Foi o que fizemos! Posso dizer-vos que foi fantástico. Os pratos principais eleitos foram Arroz do Mondego com peixe da nossa costa, que veio para a mesa no tacho, e Vazia de Marinhoa DOP. O marido acompanhou com um copo de vinho tinto de Tagarela, que apreciou bastante. As sobremesas, que foram partilhadas, também magníficas: Leite Creme e Pudim de Gemas e Vinho do Porto. 
Esta foi uma experiência bastante especial.






No Tacho
Rua da Moeda n.° 20 | 3000-282 Coimbra | Tel.: 911 925 961



Quando forem a Coimbra... deliciem-se!
Ana 



Da Nossa Cozinha