São simples de aparência, mas com tudo o que é simples, é do melhor que há! Apresento-vos os biscoitos de Natal milaneses. São irresistíveis!... O segredo está na cobertura que levam imediatamente antes de irem para o forno - praticamente invisível aos olhos quando saem de lá.
A receita retirei-a de uma revista Nespresso, já bastante antiga (outono-inverno 2012-2013), a n.º 19 dedicada a Zurique. Vou dar-vos a receita original e depois a minha, adaptada e com a ajuda de um processador, neste caso, a Bimby.
Biscoitos de Natal milaneses
Ingredientes para os biscoitos:
125 g de manteiga derretida
1 ovo
120 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno
250 g de farinha
Ingredientes para a cobertura:
50 g de açúcar de pasteleiro
1 colher de sopa de kirsch (ou outro licor)
1 pitada de canela
Preparação:
Bata a manteiga com o ovo, o açúcar, o sal e a raspa do limão até obter uma mistura lisa. De seguida, adicione a farinha e vá misturando até que a massa forme uma bola, adicionando um pouco mais de farinha se a massa colar.
Deixe a massa repousar 30 minutos no frigorífico.
Depois estenda-a com 5 a 7 mm de espessura.
Ligue o forno a 200º C.
Corte os biscoitos com cortadores de vários formatos. Vá colocando os biscoitos no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e pincele-os com a mistura de açúcar de pasteleiro, kirsch e canela.
Coloque-os no forno e deixe cozer durante 10 minutos.
Polvilhe com açúcar pasteleiro para servir.
A minha versão dos Biscoitos de Natal milaneses
Ingredientes para os biscoitos:
130 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
130 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno
250 g de farinha de trigo com fermento
Ingredientes para a cobertura:
2 colheres de sopa de açúcar
6 a 8 colheres de sopa de Cointreau (licor de laranja)
1 pitada de canela
Preparação:
Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes para a massa: a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, a raspa do limão e a farinha. Programar 30 seg / Vel 6. Se a massa colar, juntar um pouco mais de farinha e programar 20 a 30 seg Vel. Espiga.
Deixar a massa repousar 30 minutos no frigorífico.
Depois, sem amassar, retirar pequenas quantidades de massa e fazer bolinhas (pequenas mesmo, metade do tamanho de uma noz grande, porque a massa vai duplicar). Vá colocando-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas.
Quando estiver completo (com umas 30 bolinhas), com a ajuda de um garfo, achate-as. Se o garfo começar a pegar, porque esta massa é muito amanteigada, vá trocando de garfo.
Ligue o forno a 190º C.
Agora, pincele os biscoitos com a mistura de açúcar, Cointreau e canela.
Coloque-os no forno e deixe cozer durante 15 a 18 minutos.
Acho que para o Natal vou fazer uma fornada, até para ter uma alternativa aos doces tradicionais, para acompanhar na altura do café, com um Master Origin. Hoje estive a encomendar café e inclui este kit, Explorations 2018.
Eu bem que me tentei controlar, mas não resisti. Confesso que estou curiosa pelos cafés, mas o que me fez avançar mesmo com a compra foram os copos Reveal. No último evento da Nespresso bebi um café num e gostei bastante. Digamos que a experiência está ao nível de beber um bom vinho do Porto num dos copos para o efeito do Siza Vieira - eleva a degustação, acreditem. Agora é rezar para que o kit chegue antes do Natal!
Como é que estão os preparativos do Natal por aí? Tudo encaminhado ou nem por isso?
Ana
Da Nossa Cozinha